Jogos do Alladin

Um mundo ideal… é isso que o príncipe Aladim procura para si e sua amada Jasmine.

O desenho musical lançado pela Disney em 1992 conta a história de um personagem fictício de um conto de origem árabe conhecido como Aladim e a Lâmpada Maravilhosa.

A história é uma das mais conhecidas entre os textos da coletânea árabe As Mil e Uma Noites. Esse conto árabe pode ter tido origem na segunda metade do século XI.

O protagonista Aladim é um jovem adolescente considerado imaturo, que está sempre aprontando. Ele se mantém despreocupado e irresponsável até encontrar um feiticeiro, possuidor de muitos poderes e capaz de realizar muitos feitos.

O bruxo precisa de Aladim para obter uma “lâmpada maravilhosa” que continha um “gênio” capaz de realizar todo e qualquer desejo.

Essa tal lâmpada mágica estava guardada no interior de uma caverna, que também continha jóias e moedas de ouro. O mago pede a Aladim que entre na caverna para retirar a lâmpada de lá e, em troca, lhe oferece uma fortuna.

Aladim entra na caverna e pega a lâmpada, mas o tenta enganá-lo na saída da caverna, e ele acaba preso no local com a lâmpada.

É nesse momento que o gênio que habitava a lâmpada se manifesta e concede a Aladim a realização de seus desejos.

Entre os pedidos do jovem está o de tornar-se um príncipe e desposar a princesa, filha do sultão. Todos os desejos de Aladim são realizados e, ao final da história, após lutar e vencer o bruxo que tentou matá-lo, Aladim passa a governar o reino.

Além do desenho da Disney, o conto Aladim e Lâmpada Mágica também foi adaptado para o teatro, a ópera, a literatura e para a Broadway.