Jogos da Dora

Dora Aventureira, ou Dora the Explorer, título original em inglês, é uma série de televisão animada criada por Chris Gifford, Valerie Walsh e Eric Weiner. O desenho produzido pela Nickelodeon Animation Studios, alcançou sucesso mundial por seu formato pedagógio, que objetiva o ensino de idiomas para as crianças.

O primeiro episódio da série foi ao ar em 1999.

A protagonista da série é Dora, uma menina simpática e inteligente que, junto a seus amigos macaco Botas e o Mapa, vive diversas aventuras buscando sempre ajudar ao próximo e ensinando inglês e espanhol para os telespectadores.

No Brasil a série começou a ser exibida pela Nickelodeon no bloco Nick Jr, e depois de alguns anos passou a ser transmitida pela RedeTV! E pela TV Cultura.

O DVD do desenho é sucesso de vendas no Brasil.

Um ponto interessante sobre o desenho é que especialistas em autismo recomendam que crianças com esse problema assistam a série em função da interatividade que a personagem Dora tem com as crianças no decorrer dos epsódios.

Outro ponto importante, é que a protagonista Dora tem uma visão positiva dos personagens que ela encontra e nunca guarda rancor da raposa travessa, chamada Raposo, que constantemente tenta roubar itens de seus amigos.

O desenho também apresenta valores familiares e ensina o gosto pela prática de esportes e pelas artes.

Na série, Dora tem apenas sete anos de idade e guarda em sua mochila o amigo Mapa, que sempre ajuda na solução dos problemas que aparecerem no caminho da menina.

O caráter educativo do desenho conduz a uma interação com o telespectador por meio de números, cores e palavras. Nos Estados Unidos, Dora, a aventureira se tornou programa obrigatório nas pré-escolas. O desenho, que já ganhou diversos prêmios, possui 52 episódios de meia hora cada.